Atualização do Mapeo: Fortalecendo a segurança e o gerenciamento de mapas

By 
Ximena Becerra
March 23, 2023

Temos o prazer de compartilhar a última atualização do Mapeo Mobile (#5.6.1) cortesia de nossa equipe técnica. Olha o que eles andaram fazendo nos últimos meses!

Novo recurso

Fortalecendo a segurança do Mapeo para proteção contra apreensão e vigilância de dispositivos físicos

Ao longo dos anos, recebemos inúmeras solicitações para o Mapeo de pessoas ativistas e defensoras de direitos humanos em todo o mundo, pois muitas vezes trabalham em contextos opressivos onde são ameaçados. Para responder a essas solicitações, devemos garantir que o Mapeo atenda às necessidades de segurança dessas comunidades, em particular, fornecendo aos usuários uma maneira de proteger os dispositivos e fazer backup de dados online em caso de perda ou roubo de dispositivos.

Primeiro, realizamos oficinas com usuários e treinadores do Mapeo de vários países para obter mais feedback sobre o design para controlar o acesso aos dispositivos. Originalmente planejamos fazer esses workshops em pessoa com organizações e comunidades parceiras de todo o mundo, mas a pandemia de Covid-19 tornou isso inviável. Em vez disso, fizemos parceria com Superbloom, antes chamada de Simply Secure, e contamos com a vasta experiência da equipe do Digital Democracy no trabalho de campo e treinamento das organizações parceiras.

Workshop baseado na recriação de cenários - Simply Secure / Digital Democracy

Depois que os workshops terminaram, percebemos que as principais ameaças identificadas pelos usuários eram apreensão de dispositivos pessoais e acesso forçado ao aplicativo, em vez de ataques mais técnicos que tentavam invadir um telefone ou descriptografar dados. Nossa pesquisa e design de UX se concentraram no desenvolvimento de 3 soluções:

  1. Uma Senha do aplicativo para restringir o acesso ao aplicativo;
  2. O Modo obscuro, que abre o Mapeo com dados confidenciais ocultos (esse recurso fica disponível ​​se a "Senha do aplicativo" estiver ativada);
  3. Um Cópia de segurança em papel da identidade do dispositivo em caso de perda ou roubo do dispositivo.

A Senha do aplicativo permite que um usuário proteja o Mapeo de olhares indiscretos (por exemplo, alguém pegando o telefone de outra pessoa e navegando no aplicativo). No entanto, o feedback de pessoas usuárias destacou o risco de que, diante de uma ameaça física, eles sejam simplesmente forçados a digitar sua senha. Na tentativa de mitigar isso, o Modo obscuro ocultaria os dados reais e mostraria uma versão vazia do Mapeo.

Ativar a Senha do aplicativo

O recurso Senha do aplicativo pode ser ativado através das configurações do aplicativo na tela inicial de Segurança. Se estiver ativado, permite ativar também o Modo obscuro, e uma senha especial pode ser usada em vez da senha de acesso normal.

Ativar a Modo obscuro

Em uma versão futura, adicionaremos uma camada adicional de segurança para enfrentar o desafio de como um usuário pode recuperar sua identidade no caso de um dispositivo perdido ou roubado. Compartilharemos mais informações sobre nosso recurso de Cópia de segurança da chave em papel.

Recurso experimental

Simplificando o gerenciamento de mapas personalizados

Uma das principais características do Mapeo é que você pode carregar mapas de fundo offline que são armazenados diretamente no seu dispositivo. Este é um recurso importante para comunidades remotas ou para expedições de campo onde o acesso à Internet não está disponível. No entanto, até agora, o fluxo de trabalho para obter mapas offline para um dispositivo exigia várias etapas que podem ser muito complicadas para muitos usuários. Portanto, temos o prazer de anunciar uma futura interface móvel para gerenciamento de mapas de fundo. A nova interface facilita o gerenciamento de vários mapas online e offline em seus dispositivos.

Ativar gerenciamento de mapa

O novo recurso de gerenciamento de mapas pode ser ativado por meio das configurações do aplicativo na tela Experimentos clicando na seção Mapas de fundo. Se ativado, a nova interface de gerenciamento de mapas aparecerá na tela inicial do Mapa. Além disso, um novo servidor de mapas substituirá o antigo, o que significa que seus antigos mapas offline podem não funcionar mais. Para obter informações sobre como converter mapas antigos para o novo servidor de mapas ou gerar novos mapas, consulte este guia.

Gerenciamento de mapa / Selecionar mapa

Uma vez ativado, você pode adicionar vários mapas offline ao Mapeo Mobile e alternar entre eles. Isso pode ser útil se você quiser ter mapas de fundo diferentes para dar sentido aos seus dados. Por exemplo, um mapa pode ser feito de imagens de satélite, outro de informações topográficas e outro de dados de uso da terra e nomes de lugares. Em uma futura versão do Mapeo Desktop, adicionaremos uma interface complementar para criar e gerenciar mosaicos de mapas para o Mapeo, bem como para carregar múltiplos mapas de fundo no Mapeo Desktop.

Estamos entusiasmados por finalmente lançar esses recursos que desenvolvemos em conjunto com nossas organizações e comunidades parceiras. Esperamos que eles ajudem os usuários a documentar, monitorar e mapear facilmente muitos tipos de dados com o Mapeo. Como o Mapeo é um software de código aberto que se beneficia do feedback contínuo de usuários de todo o mundo, suas sugestões são bem-vindas e gostaríamos de ouvi-las.

Envíanos un email a support@mapeo.app

Você também pode nos encontrar em Discord!

Published by
Ximena Becerra
Back to the Blog